quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INFORMATIVO ANATEL

Colegas radioamadores,

A Anatel, atendendo à solicitação da LABRE, disponibilizou em sua página na internet novo padrão de consultas para dados de Entidades Autorizadas dos Serviços Privados, dentre os quais está o Serviço de Radioamador.

Por tratar-se de modificação em sistema que atende a todos os serviços privados e não somente ao serviço de radioamador, os trabalhos demandaram muito esforço e tempo, em atuação conjunta das duas entidades, Anatel e LABRE.

Foram acrescentadas as possibilidades de consulta aos detentores de COER, tenham ou não estação licenciada, e a consulta aos indicativos especiais, ativos ou expirados.

Em relação a consulta de indicativo de chamada especial, a tela traz informações importantes antes não disponíveis, como o período de validade da licença especial, o motivo de sua emissão e o indicativo efetivo e classe do autorizado, funcionalidade que será de grande utilidade no encaminhamento correto dos QSL, bem como inibirá a operação com indicativos não autorizados. Os colegas que operam com indicativos especiais não mais necessitam enviar ao bureau de QSL da LABRE cópia das licenças.

Também é possível consultar indicativos especiais por data. A funcionalidade permite colocar uma data e a consulta apresentará uma listagem de todos os indicativos especiais válidos para aquele dia, acompanhados do motivo da solicitação e dados do autorizado. Isso permitirá aos organizadores de concursos eliminarem os indicativos não autorizados para o período antes da apuração dos log, evitando a divulgação de resultados que possam vir a ser questionados e o desgaste disso resultante.

Ao acessar o endereço http://sistemas.anatel.gov.br/easp/ é aberta uma tela com as opções de consulta abaixo. Experimente acessar e confira seus registros. Em caso de alguma discrepância, comunique à Anatel ou à LABRE para que seja verificada e, se for o caso, providenciada correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário